Book and Claim
A companhia aérea GOL Linhas Aéreas anunciou recentemente que, em parceria com a distribuidora de combustíveis Vibra, acaba de concluir o primeiro acordo “book-and-claim” da América Latina para compensar emissões de carbono por meio de combustível sustentável de aviação (SAF).
Este sistema é considerado uma das formas de permitir que as companhias aéreas reduzam suas emissões de carbono enquanto o SAF ainda não está amplamente disponível. Atualmente, apenas 0,2% de todo combustível utilizado na aviação global é SAF.
O acordo entre GOL e Vibra é resultado de um projeto piloto para analisar como funcionaria o sistema “book-and-claim” no Brasil.
O que é e quais os benefícios da transferência de créditos do combustível sustentável de aviação.
O sistema “book-and-claim” permite que as companhias aéreas compensem suas emissões de poluentes por meio da compra de créditos provenientes da utilização de SAF por outras empresas do setor.
Desta forma, a transferência dos benefícios do SAF do produtor para o usuário final acontece sem a necessidade de uma conexão física entre eles.
Funciona assim:
O produtor de SAF lança a quantidade e as características do combustível em um registro dedicado, emitindo certificados que representam os benefícios ambientais do combustível.
Os compradores adquirem esses certificados e reivindicam as reduções de emissões para seus próprios voos, independentemente do combustível real utilizado.
Veja o exemplo do acordo entre a GOL e a Vibra:
A Vibra forneceu combustível de aviação tradicional (QAV) para a GOL.
As emissões da GOL de 180 toneladas de CO2 foram compensadas pelo uso de SAF à base de óleo de cozinha.
O SAF foi fornecido pela SkyNRG ao Aeroporto de Schipol, em Amsterdã.
As aeronaves abastecidas com este SAF não utilizaram os créditos de carbono originários, que, por sua vez, foram vendidos à GOL.
Além de promover a compensação das emissões de CO2, o sistema “book-and-claim” ajuda a reduzir a complexidade logística e operacional relacionada ao uso de SAF, diminuindo também custos com transporte de combustíveis.
A aviação é responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa. A indústria tem o compromisso de atingir a meta de zero emissões líquidas até 2050 e espera-se que o uso do SAF contribua com mais de 60% da redução das emissões.
Di Ciero Advogados