Atenção ao golpe do falso advogado
Infelizmente, temos sido informados de uma modalidade de golpe em que alguém, se passando por um advogado responsável por um processo judicial, entra em contato com a parte, sob a justificativa de que, para a liberação de um suposto crédito, é necessário o pagamento prévio de um determinado valor.
O golpista costuma obter as informações de contato de advogados, dos escritórios onde atuam e dos clientes diretamente nos processos judiciais, que são públicos. Eles roubam os dados do advogado e entram em contato com o cliente a partir de uma conta de Whatsapp, que utiliza uma fotografia do advogado ou do escritório (retirada de alguma fonte pública, na maior parte das vezes, as redes sociais) para, desta forma, convencer o cliente de realizar um PIX.
A OAB SP já investigou quase 400 casos deste tipo de fraude e as provas foram levadas ao Departamento de Polícia Judiciária e ao Ministério Público para que os golpistas sejam punidos. Além disso, a OAB-SP criou uma cartilha para alertar e orientar os advogados a respeito de como se prevenir deste golpe. O documento orienta ainda os clientes sobre providências a serem tomadas caso sejam vítimas do golpe.
A cartilha pode ser acessada por este link https://lnkd.in/dpyBWAJ5
Di Ciero Advogados apoia a reação e o posicionamento da OAB-SP e informa que NÃO entra em contato com clientes e partes para tratar de andamento ou resultados de processos por meio de Whatsapp, tampouco solicita pagamento de honorários ou taxas, ou sugere a transferência de valores para a liberação de supostos créditos por meio de PIX ou transferências bancárias.
Nossas manifestações são realizadas sempre nos autos processuais e todo e qualquer pagamento às partes na conclusão dos processos se dá por depósitos judiciais.
Por fim, incentivamos todos os colegas que se virem nesta lamentável situação que a denunciem publicamente, em comunicações formais à OAB, assim como à polícia, por meio de boletim de ocorrência.
Di Ciero Advogados