CID-11 entrou em vigor em 1º de janeiro
A 11ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics) feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2022.
Conhecida como CID é uma das principais ferramentas epidemiológicas dos profissionais de saúde, pois é uma padronização universal de doenças, que permite monitorar a incidência e prevalência de doenças, identificar problemas de saúde pública e sociais. O que possibilita uma visão ampla da situação em saúde do mundo, identificando cada país com suas particularidades.
A CID-10, que estava em vigor até 31 de dezembro de 2021, tinha 14.400 códigos. Já a CID-11 busca refletir mudanças e os avanços na Medicina e Tecnologia e contém 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte. Dentre as mudanças estão os capítulos de medicina tradicional e saúde sexual e a seção de transtornos que podem causar adicção, que passa a prever o transtorno causado por jogos eletrônicos.
A Síndrome do Burnout, muito debatida nesse período de pandemia do Covid-19, principalmente nos setores de saúde, passa a ser considerada doença e a transexualidade foi retirada da categoria dos transtornos mentais.
Para acessar a nova classificação basta acessar o link: https://icd.who.int/browse11/l-m/en
Gabriella Gaida | Advogada de Di Ciero Advogados
Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados