Da Pré-História aos dias atuais, a trajetória de busca por melhores relações de trabalho
O trabalho faz parte da vida dos homens desde que passamos a buscar melhor atender nossas necessidades e como meio de sobrevivência.
A evolução do trabalho humano, desde a pré-história à escravidão na Idade Antiga, ao feudalismo na Idade Medieval, ao trabalho humano no século XV até a Idade Contemporânea, acontece à medida que os ideais, a forma de sobrevivência e produção dos seres humanos também mudam.
Com essa evolução, as relações de trabalho se transformam, mas sempre com lutas e manifestações do lado mais fraco da relação, o do trabalhador, por conta de sua saúde, sobrevivência e dignidade.
O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1º de maio em vários países do mundo, sempre com manifestações em busca de melhores condições na relação de trabalho.
A data foi criada pela Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, para homenagear aqueles que morreram nos conflitos decorrentes de uma greve ocorrida em 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América.
Na ocasião, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, o que levou a uma greve geral, com conflitos que resultaram na morte de manifestantes.
No Brasil a instauração do feriado de Primeiro de Maio foi no Governo de Arthur Bernardes, por decreto de 26 de setembro de 1924.
Mas foi na era Vargas, período em que a república brasileira foi presidida por Getúlio Vargas, estendendo-se de 1930 a 1945, que foi alterado o protagonismo da data, deixando de ser o Dia do Trabalhador, como estava no decreto de 1924, para se tornar o Dia do Trabalho.
Foi também no governo de Getúlio Vargas, que o Primeiro de Maio ganhou outro significado, pois foi a data em que foi criada e sancionada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, unificando e atualizando toda a legislação trabalhista então existente no Brasil, com dispositivos sobre duração da jornada, férias, segurança do trabalho, previdência social, férias e salário-mínimo.
O trabalho sempre existiu na trajetória histórica do homem e foi evoluindo de forma complexa, com necessidade de regulação e organização, para que as relações sejam decentes, não existindo qualquer tipo de discriminação e não mais exista na história da humanidade trabalho escravo, forçado ou infantil.
Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados
Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados