Descarbonização, como a indústria da aviação se prepara para a meta NET ZERO até 2050

Diminuir as emissões de carbono na atmosfera é uma das metas mais ambiciosas na aviação. O setor tem como objetivo zerar seus níveis de poluição até o ano de 2050, mas, para isso, são necessárias atuações em diversas frentes.

Veja como o setor aéreo tem feito a descarbonização para alcançar a meta NET ZERO até 2050.

O que é a DESCARBONIZAÇÃO?

A indústria firmou o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050.

Isto significa que, até o ano 2050, o saldo entre emissões e compensações deverá ser zero. Este equilíbrio é chamado de NET ZERO.

A descarbonização é o processo para concretizar a meta.

O setor aéreo vem adotando uma série de medidas para reduzir os índices de poluição e chegar ao NET ZERO. A principal é a substituição gradativa do QAV, o querosene de aviação, derivado do petróleo, pelo SAF, os combustíveis sustentáveis.

SAF é como são chamados os biocombustíveis, que geram poluentes, porém em índices menores que o QAV.

Eles podem ser derivados de PLANTAS ou de MATERIAIS EXCEDENTES DE PROCESSOS INDUSTRIAIS, como sebo bovino, óleo de cozinha usado, resíduos de madeira, gases de combustão de processos de refino de aço, entre outros.

SAF derivado de plantas obedece a um conceito cíclico, em que o processamento de plantas gera combustível e novas plantas absorvem o carbono emitido na atmosfera. Assim, a cadeia de produção acaba capturando o CO2 emitido na queima na operação.

Veja a seguir outras iniciativas da indústria para alcançar o NET ZERO.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

As empresas aéreas já oferecem programas de compensação da poluição gerada no voo, em que o passageiro contribui com um valor extra destinado a um projeto ambiental. Os recursos financiam medidas que buscam capturar carbono da atmosfera.

MENOS PLÁSTICO

Companhias aéreas estão reduzindo uso de materiais de uso único e descartáveis nas refeições a bordo.

RENOVAÇÃO DA FROTA

Gradativamente, a frota está sendo renovada e aeronaves antigas vão sendo substituídas por mais novas e modernas que apresentam melhor eficiência energética e menor consumo de combustível.

GERENCIAMENTO INTELIGENTE DE AEROPORTOS

Muitos aeroportos já implementam a redução do tempo de espera de aviões em solo com motores ligados antes da decolagem e depois do pouso.

ROTAS MAIS EFICIENTES

O replanejamento dos trajetos de avião permitem melhor tempo de voo e redução da queima de combustível.

USO DE DADOS DE VOOS EM TEMPO REAL

Sistemas que monitoram rotas em tempo real sugerem alterações nos trajetos para evitar trechos com formações meteorológicas desfavoráveis que fazem os aviões consumir mais combustível para ultrapassá-las.

NOVAS FORMAS DE PROPULSÃO

Motores elétricos ou movidos a hidrogênio, que ainda estão em fases iniciais de desenvolvimento, vão diminuir indiretamente a emissão de poluentes ao permitirem a redução da queima de combustível fóssil nos carros, prometendo contribuir, mesmo que em menor grau, para a descarbonização do setor.

Di Ciero Advogados