Exigência de vistos para turistas de EUA, Austrália e Canadá é adiada para 2025
Turistas dos EUA, Canadá e Austrália poderão entrar no Brasil sem vistos até 10 de abril de 2025. O prazo para o fim da exigência do visto expiraria nesta quarta-feira (10), mas o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem decreto que prorroga a exigência do documento nas fronteiras brasileiras.
A isenção de visto para estes mercados, assim como para o Japão, foi uma decisão do governo anterior, mas, assim que assumiu, o novo governo voltou a programar a exigência da reciprocidade de vistos, isto é, a cobrança da documentação de estrangeiros dos países que também cobram o documento dos brasileiros. No caso do Japão, um acordo bilateral de setembro de 2023 garantiu a liberação do visto para cidadãos brasileiros no país asiático e japoneses no Brasil.
Esta é a terceira vez que o governo prorroga a suspensão do visto para os três países. Estados Unidos e Canadá enviam quase 1 milhão de visitantes ao Brasil anualmente, cerca de um sexto do total de estrangeiros em nosso território, segundo informações do mercado de turismo brasileiro.